data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Refrigerante será vendido apenas na versão retrô, em garrafa de vidro e rótulo e tampa verdes
Uma bebida de tom alaranjado claro e quase transparente, que lembra um licor adocicado. Assim é a nova Cyrillinha, tradicional refrigerante de laranja que voltará a ser produzido em Santa Maria pela fábrica da Cyrilla.
Com exclusividade, o Diário mostra como será o produto. Ele estará à venda somente em garrafas de vidro não retornável de 275 mililitros (ml). As embalagens pet maiores, de meio e dois litros, conterão outra versão, feita com o suco da fruta.
Foram 12 anos longe das prateleiras de bares, mercados, restaurantes e, claro, da mesa dos santa-marienses. A fábrica do Bairro Perpétuo Socorro deve voltar a produzir em larga escala a partir de abril, com ênfase em quatro refrigerantes: a famosa Cyrillinha da casca da laranja, a nova Cyrilla à base de suco, o Guaraná e a Gasosa Limão.
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As expectativas pela retomada da antiga indústria santa-mariense, agora sob o comando de novos sócios, dividem o foco com a volta da Cyrillinha. Embora o primeiro produto feito pela empresa, a partir de 1910, tenha sido o guaraná, foi a Cyrillinha que levou a fama da marca ao país.
A bebida segue a fórmula original, feita com o óleo da casca da laranja. Mas, diferentemente do que ocorria no passado, não haverá a extração do óleo em Santa Maria. O produto vem pronto de São Paulo. Mas a técnica de produção é a mesma, incluindo o sabor tradicional, com leve amargor que se mantém na boca de quem consome o refrigerante. É como se adicionasse água gaseificada a um suco natural de laranja, com a pitada amarga e marcante da casca.
Conheça a história da Cyrillinha
PRODUÇÃO
Nesta semana, foram feitos testes de produção e engarrafamento da Cyrillinha, com vasilhame de vidro transparente, como era antigamente. Será a única bebida nesse tipo de embalagem, que será descartável.
O rótulo, em papel adesivo, lembra o antigo. É simples. Tem cor verde, letras grafadas em branco e o símbolo do produto que lembra um "c". Em destaque, o nome "Cyrillinha", o volume de 275ml e o grande diferencial: "Da casca da Laranja". A tampinha, de metal, é verde.
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Poucas garrafinhas saíram das máquinas nesse teste inicial. Nesta quinta-feira, a produção deve ter início. Se tudo estiver ajustado - tampa, rosca, rótulo e data de validade - as primeiras unidades serão engarrafadas já com foco comercial.
- Precisamos ter a Cyrillinha em estoque, para quando começarem as vendas - adianta Luiz Antônio Marquezan Bagolin, um dos três sócios responsáveis por tornar realidade um antigo desejo dos consumidores santa-marienses, que é voltar a degustar os refrigerantes da Cyrilla.